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Um livro inédito sobre orgânicos no Brasil será lançado em 4 de junho

28/05/2013

Livro Organicos - Capa (1) “Alimentos Orgânicos no Brasil – História, Cultura e Gastronomia”, obra da Editora Esplendor que será lançada em Curitiba no próximo dia 4 de junho, é o primeiro livro brasileiro a abordar o tema “orgânicos” com linguagem jornalística, que permite a leitura agradável a todos os públicos. O mercado, a legislação, os meios de certificação, a história dos primeiros produtos orgânicos no Brasil, casos bem-sucedidos de diferentes culturas orgânicas em diversos pontos do País.

Nada disso escapou do trabalho de reportagem dos jornalistas Eduardo Sganzerla e Rafael Moro Martins. Por entenderem que a produção de alimentos orgânicos está alinhada à tendência global para a sustentabilidade, os autores do livro escolheram a data de 4 de junho, que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – , para o lançamento em Curitiba, que será realizado com uma noite de autógrafos no Restaurante Lagundri.

Ainda no mês de junho, o livro estará à venda nas principais livrarias do País pelo preço de R$ 80. O livro foi patrocinado pela empresa de motores Branco, com apoio da Lei Roaunet de Incentivo à Cultura. “A agricultura orgânica brasileira tem uma bibliografia incipiente e os poucos livros disponíveis”, observa o jornalista Eduardo Sganzerla.

Acompanhados do fotógrafo Diego Singh, durante um ano e meio os jornalistas Eduardo Sganzerla e Rafael Moro Martins percorreram grandes distâncias para entrevistar produtores de orgânicos e conhecer propriedades rurais de todas as regiões brasileiras, do Norte ao Sul do País. Eles dividem a autoria do livro.

Gastronomia Responsável

Ao lado de cases de produtores brasileiros que são referência nacional na agricultura orgânica, o livro traz também um capítulo dedicado à gastronomia, com direito a uma entrevista pingue-pongue com o chef francês Claude Troisgros, adepto dos orgânicos, uma reportagem com o chef  curitibano Marcelo Amaral, dono do premiado restaurante Lagundri, além de uma série de receitas orgânicas saborosas.

De capa dura, ilustrado com cerca de 150 fotografias em 208 páginas repletas de informação e boas histórias, “Alimentos Orgânicos no Brasil – História, Cultura e Gastronomia” será fonte de pesquisa para diferentes públicos. O primeiro capítulo aborda “O mercado de orgânicos no Brasil”, o segundo traz “Retratos de Produtores” e o terceiro e último destaca “Os aromas e sabores dos orgânicos na gastronomia”.

Aos novos chefs de cozinha, ainda em formação, as lições dos chefs já renomados será uma aula de gastronomia responsável. “Usar produtos orgânicos é quase uma obrigação para um chef de cozinha”, considera o francês Troisgros. O curitibano Marcelo Amaral concorda com a “importância de valorizar o pequeno produtor” e conta que, no princípio, aderiu aos orgânicos pela qualidade “incontestável” dos produtos.

O caminho das pedras

Para os produtores rurais que ainda não aderiram aos orgânicos, este livro mostra quais os caminhos existentes atualmente rumo à certificação. A Lei dos Orgânicos, que regulamentou o setor e estabeleceu a obrigatoriedade do selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISOrg), entrou em vigor há pouco mais de dois anos, em janeiro de 2011.

Além de abordar a legislação e os pontos de vista dos certificadores e autoridades governamentais, o livro presta um importante serviço aos produtores e consumidores ao detalhar as histórias humanas por detrás de cada produção orgânica de excelência: do arroz biodinâmico gaúcho ao açaí paraense; do pitoresco café de jacu na serra capixaba aos camarões e ostras orgânicos do Rio Grande do Norte; das maçãs sem agrotóxico de Santa Catarina aos laticínios orgânicos do Paraná.

Em cada uma dessas trajetórias de sucesso, os leitores vão conhecer quais foram os obstáculos encontrados e de que maneira foram superados. Tal revelação certamente servirá de incentivo tanto para quem produz quanto para quem consome produtos orgânicos no Brasil.

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