Skip to content

Tudo o que você queria saber sobre as frutas nativas do Brasil e tinha medo de perguntar

06/05/2013
araca da serra

Este é o araçá-da-serra

jabuticaba de cabinho

Esta é a jabuticaba de cabinho

A dica bacana de hoje é uma enciclopédia virtual – e gratuita – com quase 300 espécies de frutas nativas do Brasil. É uma “frutapédia” que vem sendo formada pelo autodidata, sitiante e colecionador de frutas Helton Josué Teodoro Muniz há vários anos, com contribuição de inúmeras pessoas, que mandam fotos, informações e dicas de cultivo. A ideia de Helton é publicar o nome popular, o nome científico, fotos da planta, suas folhas, sementes, flores e frutos e reunir no mínimo 500 espécies nativas brasileiras. É o Livro Virtual Frutas do Mato.

Ali, por exemplo, o internauta pode conhecer plantas como o aguaricará  ou sete-capotes, araticum verde,barapiroca ou cereja do mato, que dá um lindo fruto roxo, café branco de índiopequi anão,  a gigante pitangatuba, e os mais conhecidos caju e cambuci, muito apreciado em cachaças e uma curiosajabuticaba de cabinho, que, em vez de nascer grudada no tronco da jabuticabeira, como toda jabuticaba que se preze, “rebelou-se” e proclamou independência, “separando-se” da árvore-mãe com um cabinho.

O legal do Livro Virtual Frutas do Mato é dar uma boa navegada nele e ver a facilidade ou dificuldade de plantio de cada espécie e também quando elas florescem e frutificam. Assim, é uma maneira de garantir, por exemplo – caso você se aventure a reflorestar alguma área, um sítio, por exemplo – flores para as abelhas e frutas para os passarinhos e outros animais silvestres o ano todo. Ou, mesmo que você nem esteja pensando nisso, em plantar nada, basta dar uma navegada para conhecer um pouco mais da nossa flora.

É uma excelente e confiável fonte de pesquisa, com comprovações na prática de cultivo e cuidados.

O bacana também, no projeto de Helton, é que no Sítio Frutas Raras ele mantém mudas de 291 espécies frutíferas nativas, disponíveis para compra e envio pelo correio. Além disso, o sítio tem disponíveis 133 espécies de sementes frescas à venda. “Há muitas raridades que só são encontradas aqui”, garante o sitiante especializado em frutas nativas.

Anúncios

From → Frutas nativas

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: