Skip to content

Semana (gratuita) de Fitoterápicos em Campinas e curso de agricultura orgânica na prática, com Fernando Ataliba, do Sítio Catavento. Ambos com parceria da Embrapa Meio Ambiente

16/04/2013

curso-pratico-de-agricultura-organicaA Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna (SP), tem trabalhado ativamente para difundir conceitos e pesquisas ligadas à agricultura orgânica. Tanto que de abril até setembro participa de dois importantes eventos relativos ao tema, com vários parceiros.

O primeiro deles, organizado pelo grupo Saberes à Luz do Sol, é a Semana de Fitoterapia. O segundo evento é aberto a interessados em aprender na prática sobre cultivos orgânicos. Eis mais informações sobre ambos os eventos:

A Semana de Fitoterapia será realizada entre 23 e 26 de abril e é gratuita! É voltada a ONGs, escolas, profissionais da rede municipal de Saúde, universidades, escolas, lojas e farmácias que trabalham com plantas medicinais e fitoterápicos e produtores orgânicos, além da população em geral. O objetivo da Semana de Fitoterapia é ampliar o conhecimento sobre plantas medicinais em suas diversas abordagens e conta com palestras abrangendo várias áreas correlatas ao tema. Além disso, busca informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre o cultivo e o uso de plantas medicinais, ampliar os conhecimentos técnicos dos profissionais da rede municipal de saúde por meio de cursos e palestras sobre fitoterapia e temas afins e também proporcionar a divulgação de saberes tradicionais e científicos sobre fitoterapia, etnobotânica e produção de plantas medicinais.

Entre 23 e 25 de abril a Semana de Fitoterapia será realizada no Parque das Águas, auditório CCA-Sanasa, Rua Visconde de Congonhas do Campo, 567, Parque São Martinho, Campinas (SP). Já no dia 26 de abril haverá visitas ao jardim sensorial do Instituto Agronômico (IAC), ao CPQBA, oficina de sabonete medicinal e reconhecimento de plantas medicinais, temperos e hortaliças não convencionais. O endereço do evento no dia 26 será a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Av. Brasil, 2.340, Jardim Chapadão, Campinas (SP).
São 400 vagas e as inscrições podem ser feitas no local. Mais informações no site www.cati.sp.gov.br ou no telefone (0—19) 3743-3795, com Rosângela.

Curso prático de agricultura orgânica

Já o Curso Prático de Agricultura Orgânica é fruto de parceria entre a Embrapa Meio Ambiente, o Sítio Catavento, de Indaiatuba (SP), e a Fazenda Nata da Serra, de Serra Negra (SP), com o apoio da Fundação Fundação Arthur Bernardes. O curso tem duração de 4 meses e começa em junho, indo até setembro, sempre nos últimos fins de semana de cada mês, com carga horária total de 64 horas.

O programa contempla questões essenciais para a formação básica em agricultura orgânica, tratando de conceitos fundamentais e critérios utilizados no planejamento e na aplicação prática.

Tanto a parte teórica como a prática serão realizadas no Sítio Catavento e na Fazenda Nata da Serra, com atividades agrícolas, de pecuária leiteira e de processamento.

 

As aulas teóricas darão fundamentos necessários para o entendimento do prático, e serão ministradas no período da manhã por profissionais conceituados, e as aulas práticas demonstrativas ocorrerão no período da tarde, transferindo a experiência dos produtores orgânicos acompanhados pelos professores da manhã.

À noite, após o jantar, serão apresentados vídeos como ferramenta base para discussões e realização de trabalhos em grupo, bem como reuniões mais descontraídas para troca de experiências.

O curso, voltado para a capacitação e desenvolvimento de atividades nas áreas de produção, comercialização e assistência técnica de produtos orgânicos, será oferecido em 4 módulos, sendo:

Módulo 1. Introdução à agricultura orgânica, de 29 a 30 de junho

Módulo 2. Manejo ecológico e agrofloresta, de 27 e 28 de junho

Módulo 3. Pecuária e processamento, de 31 de agosto a 1º de setembro

Módulo 4. Aspectos econômicos e sociais, de 28 a 29 de setembro.

O Módulo 1 abordará a definição e princípios da agricultura orgânica, manejo ecológico do solo, a importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças, análise de solos e equilíbrio de bases, a teoria da Trofobiose como ferramenta para o controle de doenças, e práticas agrícolas em ambiente protegido e campo aberto. Os docentes desse módulo são Ana Primavesi, Hasime Tokeshi e Fernando Ataliba Nogueira.

O Módulo 2 versará sobre a história ambiental e sociocultural da alimentação no Brasil, manejo ecológico de pragas e doenças, uso multifuncional da terra e planejamento de sistemas agroflorestais biodiversos, o conforto ambiental da planta e seu equilíbrio nutricional. Os docentes são Carlos Armênio Kathounian, Patrícia Vaz e Fernando Ataliba Nogueira.

O Módulo 3 abordará a pecuária e processamento, manejo e conservação de pastagens, sistemas ecológicos de produção (ambiência), controle de ecto e endo parasitas, homeopatia animal, produção de leite, industrialização (laticínios), pastejo rotacionado, arborização e consorciação e o Projeto Balde Cheio. Os docentes são Mário Ramos e Ricardo Schiavinato.

O agronegócio orgânico será o tema do Módulo 4. Serão discutidos certificação, aspectos legais, marketing, alternativas aos modelos atuais, comercialização, organização e análise estratégica, custo de produção, planejamento de produção, alimentação: saúde e qualidade de vida. Os docentes são Marcelo Morandi, Nilson Antônio Modesto Arraes, Elaine Azevedo e Fernando Ataliba Nogueira.

O curso tem valor de R$ 1.600,00, parcelado em duas vezes de R$ 800,00, com a primeira parcela no ato da inscrição e a segunda parcela após 30 dias, com 10% de desconto para pagamento à vista. São 30 vagas.

A inscrição deverá ser efetuada por meio de formulário eletrônico constante no site da Funarbe até 31 de maio de 2013, pelo link http://www.eventos.funarbe.org.br/detalhes/curso-pratico-demonstrativo-em-agricultura-organica

Mais informações (inclusive sobre hospedagem) no Sítio Catavento Produtos Orgânicos, tel. (0—19) 3894-5775 e (0—19) 9722-6616

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: