Skip to content

Homenagem à dra. Ana Primavesi e lançamento das bases da Frente Parlamentar de Agroecologia, tudo no dia 30

26/11/2012

Dra. Ana Primavesi receberá a principal homenagem da Assembleia Legislativa de SP. FOTO: LUIZ PRADO/LUZ

Este ano tem sido especial para a dra. Ana Maria Primavesi, engenheira agrônoma de 92 anos, especializada em vida no solo tropical e agroecologia e uma das precursoras do movimento orgânico no Brasil.

Em setembro, foi à Alemanha para receber o principal prêmio mundial da agricultura orgânica, conferido pela Ifoam (International Federation of Organic Agriculture Movements). Semana passada, esteve no Rio Grande do Sul, na Universidade de Santa Maria, onde lecionou por vários anos, para receber uma homenagem da instituição e, de quebra, “ganhar de presente” um documentário, feito com ela nos anos 1960, recuperado e tinindo. São 55 minutos de filme com os ensinamentos de dra. Ana sobre agroecologia e vida no solo.
Esta semana, para fechar o ano, dra. Ana será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene – a mais alta comenda da Casa. A homenagem será no Auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa de São Paulo, dia 30, sexta-feira, a partir das 14h, encerrando-se às 16h. “Percebemos que a dra. Ana nunca havia recebido nenhuma homenagem institucional do governo do Estado e resolvemos encampar a iniciativa”, diz o coordenador de Meio Ambiente da deputada Ana do Carmo, Gustavo Cherubini. Homenagem mais do que merecida por todo o trabalho em prol dos pequenos agricultores e da sustentabilidade na agricultura.
FRENTE PARLAMENTAR DE AGROECOLOGIA
No mesmo dia, ocorrerá o lançamento de um plano de trabalho para a instalação da Frente Parlamentar com Mobilização Social e Técnica pela Agroecologia e Agricultura Orgânica no Estado de São Paulo. A deputada Ana do Carmo, do PT, está à frente da iniciativa, que foi sugerida há alguns meses pela Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo (AAO-SP). Recentemente, a Câmara dos Deputados também lançou câmara semelhante, presidida pela deputada federal, também do PT, Luci Choinacki, de Santa Catarina.
“A frente ainda não existe de fato; é uma história que ainda está começando”, diz o coordenador de Meio Ambiente da deputada Ana do Carmo, Gustavo Cherubini. “O que nós identificamos é que precisávamos fazer algo importante do ponto de vista simbólico para marcar território na Assembleia em relação à agroecologia”, continua ele. “Por meio deste pensamento também foi pensada a homenagem à dra. Ana Primavesi, uma maneira de transformar essa simbologia em ação.”
Cherubini espera que a iniciativa garanta a adesão de muitos parlamentares da Assembleia. Já há a adesão, além de Ana do Carmo, também dos deputados Simão Pedro (PT) e Aldo Demarchi (DEM). Logo após a homenagem à dra. Ana ocorrerá, às 17 horas, uma reunião de vários representantes tanto do parlamento quanto de universidades, membros da sociedade civil e associações para começar a formatar a frente parlamentar, que pretende, como o próprio nome diz, abrigar o mais amplo leque da sociedade relacionado ao tema da agroecologia.
Será uma maneira também, diz o coordenador, de fazer frente a um incompreensível projeto de lei que o governador Geraldo Alckmin pôs em análise em outubro, o Zoneamento Ecológico Econômico no Estado de São Paulo. “Agora, eu pergunto a você: quantas vezes aparecem, neste projeto de lei (o de número 396, de 2012), as palavras agroecologia ou agricultura orgânica? Nenhuma”, critica Cherubini, que acredita que, com a Frente Parlamentar de Agroecologia – que deve ser instituída formalmente somente no ano que vem – fazer frente, sem trocadilhos, a este zoneamento ecológico e trazer contribuições para sua elaboração mais completa e condizente com os princípios da sustentabilidade.
Anúncios

From → Ana Primavesi

One Comment
  1. 10!!!!!!!!! trabalhamos c/ horticultura orgânica & organopônica com microorganismos eficazes e compartilhamos nossos atos em prol á natureza!!!!!!!!!!!!
    http://www.lojamais.com.br/elementosverdes3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: