Skip to content

Urucum, corante natural e motivo de farra para as crianças

02/07/2012

Urucum maduro, urucum verde. Várias utilidades

Crianças adoram pintar o corpo, fazer maquiagem, tatuagens e por aí vai.

Que tal usar, em vez de tintas ou maquiagens sintéticas, urucum? Agora é safra de urucum, um corante natural muito utilizado na culinária. Quem não se lembra daquele arroz meio avermelhado? É o urucum, que, além de dar um aspecto bacana ao arroz, o enriquece com ferro.

Os índios também o usam para pintar o corpo e os cabelos, informa o proprietário do Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo (SP), Guaraci Diniz, que inclusive recebe escolas para um “mergulho orgânico” em várias atividades, desde o aprendizado sobre plantio, florestas e até tosquia e preparo de lã de carneiro, com corantes naturais (entre eles o urucum) para tingir. “Além da pintura corporal, o urucum funciona como excelente filtro solar para os índios”, diz. Mais um ponto para o corante natural.

Lógico que a partir de agora você não vai se lambuzar da tinta de urucum para proteger-se do sol. Até porque aquela cor avermelhada, em contato com a pele, demora alguns banhos para sair de vez. Mas as crianças, ah, as crianças. Podem fazer a farra com urucum. Como pintar os cabelos.

Meus filhos aproveitaram alguns cachos colhidos e cultivados organicamente no sítio de Guaraci e adotaram um novo visual, “ruivo” por alguns dias. Veja o vídeo  da farra. Se você quiser tentar e garantir essa diversão às suas crianças, encontre algum pé de urucum (sítios sempre têm um pezinho no pomar), colha os cachos mais verdes.

Segundo Guaraci, são esses que têm mais óleo nas sementes, fixando melhor a cor. Abra as bagas, retire as sementes e amasse-as num prato, com pilão de madeira. Isso as crianças podem fazer. Depois, basta começar a lambança. Esfregue a tinta natural nas palmas das mãos e passe nos cabelos. É uma farra!

Anúncios
3 Comentários
  1. Que legal! bem natural e divertido mesmo!

  2. Impagável o vídeo do João e da Veri sobre as utilidades do urucum. Eles estão lindos e queridíssimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: